Extracto da noticia publicada no Jornal " Correio de Azeméis" a 15/12/2009

Renata Pereira Correia lança livro
‘Ensaios de Ficção’ é o primeiro da escritora oliveirense
Reportagem por: Patrícia Santos


"Natural de Oliveira de Azeméis, Renata Pereira Correia atingiu mais uma meta na sua vida. ‘Ensaios de Ficção’ é o primeiro livro da autora, cuja estreia promete ser uma rampa de lançamento para mais projectos.

Com 16 anos, Renata Correia reconheceu que a escrita ocupava um lugar muito especial na sua existência enquanto ser humano. Por isso, a partir daqui nunca mais deixou de passar para o papel as suas vivências e experiências. No entanto, 'nunca tive a intenção de publicar', sublinhou a autora, recordando que apenas os divulgava on-line na sua página do ‘Facebook’. Registe-se que foi a partir deste meio informático que surgiu a oportunidade de publicar os seus textos. 'Retirei alguns contactos de editoras, tendo obtido várias respostas positivas', salientou Renata Pereira Correia, adiantando que optou pela editora ‘Temas Originais’, pelo facto de 'se preocupar com os autores, fazendo um acompanhamento personalizado', A escritora agradece o apoio incondicional de Irene Freitas.

Retrato do que se vivencia

‘Ensaios de Ficção’ é um 'retrato daquilo que vamos ensaiando e vivenciando ao longo dos dias', Para esta poetisa, 'o mundo é como uma claquete de realização de filmes, onde a ficção está representada pela própria irrealidade do mundo ser uma espécie de ensaio global que regista as várias tentativas dos ensaios individuais que vai vivenciando',

Depois de algumas apresentações no país, Renata Pereira Correia decidiu regressar à sua terra natal e mostrar o seu primeiro livro. No Art Club, bem no coração da cidade, juntou a família e amigos que têm apoiado, de forma incondicional, estas opções. Para obter o livro pode obter informações no seguinte site: ensaiosdeficcao.blogspot.com. Sublinhe-se que a escrita não é a sua actividade principal. Está ligada, profissionalmente, à área da animação sociocultural e da educação(...)
Mais projectos em mãos

Alguns amigos fotógrafos, amadores e profissionais, estão a lançar convites para que escreva poemas capazes de ilustrar as imagens captadas. Nuno Sousa e ‘Alba Luna’ já aceitaram a parceria com Renata Correia que já se lançou na tarefa de poetizar as fotografias.

Apaixonada pela cultura, a escritora está, ainda, envolvida num outro projecto que passa por associar as letras à música. Por isso, agradece a colaboração do músico Rui T que tem acompanhado quase todas as apresentações do livro. Embora ainda esteja a dar os primeiros passos, Renata Pereira Correia está a ser desafiada para se lançar na literatura infantil. Com a sua persistência, iremos ouvir falar cada vez mais desta oliveirense"